sábado, 21 de setembro de 2013

Igreja linda em uma das vilas mais famosas do mundo.

A pequena Vila de  Alter do Chão, é conhecida mas pela lenda dos botos tucuxi e cor-de-rosa, mas também é um lugar onde o povo vive a sua fé. Aqui encontramos a igreja de Nossa Senhora da Saúde que (De acordo com o anuário 2006- pg. 73 da Diocese de Santarém) em  1738 o Padre Manuel Ferreira fundo a Missão de Nossa Senhora da purificação na antiga aldeia dos Índios Boraris e construiu uma pequena igreja de taipa de mão que ficou sob a administração dos padres Jesuítas até 1759.
No dia 06 de março de 1758 o governador do Pará Francisco Xavier de Mendonça, elevou a missão Nossa Senhora da Purificação à categoria de vila dando-lhe a denominação  de Alter do Chão, nome de uma das cidades portuguesas. Com a expansão da vila, os portugueses passaram a  construir uma  igreja maior de pedra e cal que fica localizada em frente à escola próximo à praça central. A atual igreja de Nossa Senhora da Saúde de Alter do Chão, e a terceira construída nessa vila balneária. O inicio de sua construção data de 1876 sob a coordenação do missionário José Antonio Gonçalves e o material nela utilizado foi cal, pedra e barro.
Os trabalhos de construção da igreja só foram concluídos 20 anos depois. Sua inauguração ocorreu no dia 06 de janeiro de 1896 data em que os moradores de Alter do Chão realizaram a gesta de sua padroeira. A imagem oficial de Nossa Senhora da Saúde, presente dos missionários portugueses chegou a Alter do Chão no dia 02 de fevereiro de 1725 e o altar-mor da igreja, em madeira de lei único em estilo rococó da região, foi esculpido pelo emérito professor santareno Antonio Batista Belo de Carvalho no ano de 1923.

Nenhum comentário:

Postar um comentário